A Divertida Oxalis versicolor




Nome Científico: Oxalis versicolor
Sinonímia: Oxalis flaviflora
Nomes Populares: Azedinha-listrada, Trevo-listrado
Família: Oxalidaceae
Categoria: Bulbosas, Flores, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Solo: fértil e bem drenável
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Regas: Periódicas, mas sem encharcamentos
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Multiplicação: Divisão dos bulbos




O formato e as cores da Oxalis versicolor encantam as crianças por lembrarem as tradicionais guloseimas doces em forma de bengalas.
A exótica Oxalis versicolor é nativa da África e África do Sul e ficou conhecida popularmente no Brasil como Azedinha-listrada ou Trevo listrado. Esta bela herbácea pertencente a família botânica Oxalidaceae possui folhas trifoliadas semelhante aos trevos, porém com folíolos lineares e delicados.
As suas flores em forma de funil são brancas e com cinco pétalas e seu aspecto listrado acontece apenas de um lado de cada pétala, que é margeada por uma listra vermelha em seu verso. 
O florescimento da Oxalis Versicolor acontece no final do Inverno, época em que a planta encanta a todos por seu visual muito ornamental.
Logo pela manhã é o melhor horário do dia para observar melhor a beleza da planta, pois as flores em botão evidenciam as listras em espiral, efeito que desaparece com o decorrer do dia quando o sol já predomina, e as flores abrem-se completamente, aparentando serem apenas brancas.
A Azedinha prefere o solo fértil, bem drenável e enriquecido com matéria orgânica irrigado periodicamente, a planta não tolera encharcamentos pois o seu bulbo apodrece facilmente.
A planta deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, não tolera o frio e se multiplica por divisão dos bulbilhos formados em torno do bulbo principal.


Share this:

Sobre o Autor

Saiba mais sobre os autores deste blog visitando as redes sociais da multifloranet na Web

0 comentários