Suas origens remontam a cerca de 6.000 anos, ou até mais se pensarmos na visão maometana de Satã a ser expulso do Paraíso, com cebolas a brotar da pegada direita e alho da esquerda. Existem controvérsias e imprecisão quanto à sua origem, embora a grande maioria atribuí sua origem ao Continente Asiático ainda assim não se descarta a Europa Mediterrânea.
A maioria dos estudos indica a Ásia como local de origem do alho. Julga-se que tenha surgido no deserto da Sibéria, que tenha sido levado para o Egito por tribos asiáticas nômades, dali tenha seguido para o extremo oriente através das rotas do comércio com a Índia, e só assim tenha chegado à Europa.
Seja na cultura indiana, egípcia, grega, hebraica, russa ou chinesa, o alho era um elemento quase tão importante quanto o sal, mas sua fama atravessou gerações e hoje é usado como tempero, enfeite, remédio e até amuleto, nosso velho conhecido de cada dia, serve para tudo isso e muito mais.
TEMPERO
REMÉDIO
DECORATIVO
Se você gosta de cultivar ervas e plantas aromáticas em casa o alho será de grande proveito, pois além de útil é também decorativo. Para plantá-lo é bem fácil, separe os dentes um a um e enterre na terra bem fofa e adubada, mantendo entre eles uma distância de uns 6 cm. Em vasos, não plante mais de 2 ou 3 dentes. A planta leva de 4 a 8 meses para desenvolver e não exigi regas frequentes. Colha quando as folhinhas começarem a secar. Retire o bulbo, deixe secar um pouco ao ar livre e depois pendure em lugar fresco e seco.
A seguir o valor alimentar de 100g de alho:
água: 69,8g;
proteínas: 4,4g;
gordura: 0,2g;
vitamina B2: 0,03mg;
ácido nicotínico: 0,9mg;
vitamina C: 3mg;
cálcio: 5mg;
fósforo: 44mg;
ferro: 0,4mg;
potássio: 130mg;
sódio: 8,7mg;
magnésio: 8,3mg;
cloro: 35mg.
água: 69,8g;
proteínas: 4,4g;
gordura: 0,2g;
vitamina B2: 0,03mg;
ácido nicotínico: 0,9mg;
vitamina C: 3mg;
cálcio: 5mg;
fósforo: 44mg;
ferro: 0,4mg;
potássio: 130mg;
sódio: 8,7mg;
magnésio: 8,3mg;
cloro: 35mg.
Além disso, cada 100g de folhas de alho contém 77mg de vitaminas C, que está além, até 20 vezes, no alho.
AMULETO
Não é todo mundo que acredita, já que não existem provas. Mas o alho se difundiu também como um fetiche de primeira. Segundo os mais supersticiosos, pendurado em réstia no alto da porta impede a entrada de seres indesejáveis, como os vampiros. Pendurando em berços, dizem que afasta os pesadelos dos bebês. Nestes casos se atribuí ao odor do mesmo o fato principal de tais funções. A alicina é a grande responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.
0 comentários