Você já ouviu falar de Flor cadaver? Isso mesmo o nome desta flor é cadáver, trata-se da Titan Arum (Amorphophallus titanum), que pode chegar a 6 metros de altura, com média de 1,35 metro de diâmetro. Este curioso nome é por causa do cheiro forte que ela exala, parecido com o de carne podre.
Ela cheira mal para atrair moscas e besouros que se alimentam de carniça, responsáveis pela sua polinização. A planta se aquece e sua temperatura interna chega a 36 graus aumentando assim o cheiro que chega a ser insuportável para o ser humano. Para tanto, ela consome grande parte da energia que possui armazenada, o que faz com que ela floresça somente de 2 a 3 vezes durante a sua vida, que pode chegar aos 40 anos, o que a torna tão rara e especial.
Descoberta pelo botânico italiano Odoardo Beccari, em 1879, a Titan Arum é originária das florestas tropicais de Sumatra, uma ilha da Indonésia, no Oceano Índico.
Por ser tão exótica virou objeto de estudo em uma Universidade do Oeste de Illinois (EUA), que conseguiu pela primeira vez, florir uma flor-cadáver em estufa, porém assim que a flor desabrochou exalou um potente cheiro de carne apodrecida, obrigando alunos e professores a usar máscaras. A planta passou mais de meio dia aberta, até ser polinizada e segundo um dos cultivadores, o cheiro esteve presente durante todo o tempo em que o vegetal permaneceu aberto.
Recentemente o Museu de Ciências Naturais de Houston, apresentou "Lois" uma bela espécime da planta, que media em torno de 1,67 metro e que arrastou milhares de pessoas para acompanhar o seu desabrochar, já que ela só fica aberta por dois dias, logo depois o caule se quebra, liberando o pólen e os insetos que ficaram presos. "Lois" será o 29º exemplar do seu tipo a florescer nos Estados Unidos.
Mais uma curiosidade sobre esta flor singular: o apelido de "flor cadáver" teria surgido em função de uma lenda local da Indonésia, que diz que, quando se abre, a flor devora quem a cultivou.
Imagine só ganhar uma dessas de presente.
0 comentários