A busca pela sustentabilidade deve começar no lar e se estender para outros setores de sua vida. O novo conceito de construções com menos impactos ao meio ambiente, ganha mais adeptos em novos projetos, abrindo caminho para uma verdadeira revolução na maneira de construir.
A preocupação com o meio ambiente tem um estímulo a mais quando chegam as contas de água e energia elétrica dessas novas construções, para se ter uma ideia, a diferença na economia de água chega a 30%, se o morador reaproveitar a água da chuva para lavar o carro e regar o jardim; segundo cálculos do Departamento de Engenharia Hidráulica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em relação a conta de energia elétrica, a economia pode chegar a 35% se forem instalados painéis solares na residência.
Ao utilizar o telhado branco, o benefício é uma diminuição considerável na temperatura interna da casa, economizando com o ar condicionado.
É fácil encontrar materiais de construção ecológicos em lojas especializadas; nelas é possível encontrar quase de tudo para comprar, tintas não-tóxicas, miniestações de tratamento de água e esgoto, temporizadores de luz, painéis solares, entre outros produtos.
No geral estes produtos custam mais caros do que o convencional, mas em longo prazo o investimento compensa pela economia e pela sustentabilidade.
0 comentários