Muitas pessoas ainda acreditam que as plantas epífitas são espécies parasitas e que de alguma forma prejudica outras espécies onde se alojam. As epífitas são espécies de plantas que vivem sobre troncos de árvores, muito comuns nas florestas tropicais. São exemplos de plantas epífitas, as bromélias, as orquídeas, as samambaias, as begônias, imbés, cactos entre outras.
A relação ecológica existente entre as epífitas e as demais espécies onde elas se alojam é o inquilinismo, ou seja, elas usam os troncos destas espécies para suporte e para terem mais acesso à luz solar.
As epífitas não prejudicam suas hospedeiras, não sugam nutrientes nem água das mesmas, sua nutrição se dá por meio da absorção de umidade e partículas orgânicas superficiais dos troncos e do ar, e principalmente das frestas das espécies onde suas raízes se apoiam.
As epífitas são muito importantes ecologicamente, sendo o habitat de muitos insetos e ainda nos presenteando com belíssimas flores de formatos e cores exóticas.
A partir de 2019, a Ararinha azul (Cyanopsitta spixii) deverá ser reintroduzida ao seu habitat natural, a Caatinga, quase 20 anos depois de desaparecer da Natureza.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente a Ararinha azul é considerada extinta na Natureza desde os os anos 2000 e atualmente é encontrada apenas em instituições particulares de preservação no Brasil, Espanha, Alemanha e Catar. Estima-se que existam apenas 120 espécimes do animal no mundo.
O governo brasileiro assinou um acordo com entidades internacionais para a construção de um Centro de Reintrodução e Reprodução da Ararinha azul, em Curaçá, Bahia.
Para o sucesso do projeto o governo pretende combater o tráfico ilegal de animais, regenerar áreas degradadas de vegetação e da mata ciliar da caatinga e restringir o uso do solo local por mineradoras, numa extensão de 40 mil hectares.
No projeto uniram-se ao governo brasileiro, o criadouro Fazenda Cachoeira, a Associação para Conservação de Papagaios em Extinção (ACTP), o Jurong Bird Park, a Lubara Breeding Center -Al Wabra (AWWP) e a Parrots International (PI).