O uso da madeira na decoração, de uma forma menos nociva ao meio ambiente, esta entre as primeiras preocupações do segmento moveleiro. Esta também é uma das grandes preocupações de uma grande parcela da população brasileira, que cada vez mais se concientiza des suas responsabilidades ambientais.
A restauração de móveis nunca esteve tão em alta, tudo é permitido desde que não se troque o móvel velho por um novo, a reutilização de gavetas por exemplo, virou moda, já os paletes de madeira ganharam espaço garantido, até mesmo nas decorações mais finas.
Algumas dicas bem bacanas podem ajudar quem pretende entrar nesta onda de concientização:
1. As prateleiras de gavetas estão com tudo
Reaproveitar as gavetas que sobraram de uma cômoda velha é muito fácil, basta cor e criatividade. A ideia fica perfeita quando você transforma as gavetas em prateleiras exclusivas, que podem ser personalizadas com o estilo.
Para dar um ar ainda mais legal, você pode forrar o interior das gavetas com tecido, adesivo ou apenas pintar com uma cor que contraste com o restante da composição.
2. Sofá de pallets
Um sofá feito de pallets além de sustentável e econômico, não perde nada em termos de conforto quando comparado àqueles comprados nas lojas. A grande vantagem deste tipo de móvel é que você pode personalisar com suas cores prediletas, o que dá um ar de exclusividade.
3. Restaure aquele móvel velhinho
Móvel velhinho quase todo mundo tem um, mas o coitadinho já não combina com mais nada de sua decoração e consequentemente acaba indo para o quartinho da bagunça.
Para repaginar é fácil e a net esta cheia de dicas e idéias para tornar seu móvel velhinho, no centro das atenções. Cola, tinta, adesivos, lixa são exemplos de materiais baratos que com muita criatividade pode deixar seu móvel zerinho.
4. De caixote à mesinha de centro
Caixotes de feira costumam ser feitos de materiais super resistentes, o que faz com que sejam ótimas mesinhas de centro, sustentáveis e de baixo custo. Pneus também seguem a mesma tendência e podem ser opções práticas e muito originais. Para preservar o meio ambiente não tem segredo, lixa, tinta, adesivos e tudo mais que sua imaginação quiser e seus móveis ganham cara nova.
5. Compre apenas de marcas sustentáveis
Não tem prática, nem vontade ou criatividade para reformar seu móvel velhinho e resolveu trocá-lo por um novo? Quando precisar adquirir um móvel novo, verifique sempre se os produtos da empresa que você busca, são produzidos a partir de madeira de floresta plantada e dê preferência àqueles que são produzidos localmente. Basta uma busca no Google para garantir que o fornecedor é confiável e continuar decorando sua casa com a consciência limpa.